Maquiagem, Sobre cosméticos

7 Maravilhas do Mundo Cosmético – Invenções Inovadoras

Os maiores avanços no mundo da maquiagem ocorreram no século 20. Obviamente, isso não significa que só então as mulheres começaram a usar maquiagem. A maquiagem quase sempre foi usada e até homens costumavam utilizá-la. Porém, no passado, a maquiagem era indicativo de descendência nobre (por exemplo, de família real) e nem todo mundo tinha como comprá-la. A revolução aconteceu durante os últimos cem anos. O que realmente aconteceu para que a maquiagem ficasse disponível para todas as mulheres?

Novas tecnologias, equivalentes mais baratos, melhor disponibilidade de ingredientes e competição ainda maior. Hoje, os cosméticos são fáceis de serem obtidos e muitas mulheres não conseguem se imaginar saindo sem maquiagem. Que invenções inovadoras influenciaram isso?

maquiagem.jpg

Pequena linha preta

A revolução da maquiagem nos olhos aconteceu nos anos 50. Foi quando a produção de lápis de olhos e delineadores líquidos ou em bastão começou. A aplicação de uma linha preta na pálpebra repentinamente se tornou mais fácil e não exigia misturas caseiras feitas com alcatrão.

Um passo para a pele perfeita

A volta do século 20 aos pós soltos naturais (por exemplo de arroz, conhecido no Egito) também é um indicativo de revolução. Por anos, tivemos o costume de usar métodos muito mais drásticos para uma pele impecável, como sangria, giz em pó ou pó de chumbo.

Blush delicado é tudo que você precisa

Bochechas brilhando são um elemento muito importante da maquiagem. Porém, o blush compacto foi inventado por Alexandre Bourjois no teatro francês do século 19. Antes disso, era aplicado na pele, por exemplo, amoras amassadas ou suco de beterraba.

Vermelho sedutor nos lábios

O primeiro batom completamente seguro e fácil de usar foi feito no início do século 20. O batom natural de Madame de Pompadour foi seu protótipo. Ele era uma mistura caseira de óleos florais e herbais, água de nascente e morangos amassados. Delicioso, mas não durável.

Rímel verdadeiro

O rímel foi inventado apenas em 1910 nos Estados Unidos, porém já na antiguidade a colorização dos cílios com alcatrão ou henna era popular. O primeiro rímel verdadeiro foi criado pela Maybelline, mas ainda era diferente do que conhecemos hoje. Além disso, ele era vendido em forma compacta e seca.

Foco nas unhas

A invenção do século 20 também é o esmalte, que alterou o condicionamento e estilização das unhas. A manicure era conhecida há muito tempo, por exemplo na China antiga, porém na época era usada uma mistura de gelatina, cera de abelha, ovos e goma arábica.

BB ou o rosto da deusa

Muito populares atualmente, os BB e CC creams são ótimos métodos para obter uma pele uniforme sem poros entupidos. O local desta invenção não foi na Ásia, mas na Alemanha! Foi lá, nos anos 60, que o creme para esconder todas as imperfeições da pele e dar condicionamento a ela foi desenvolvido.