Dicas

Como cuidar da pele seca? Conheça os tipos de pele ressecada

Há tipos diferentes de pele seca? Ressecada, áspera ao toque e tão fina que os vasos sanguíneos ficam visíveis. Após ser limpa, a pele seca fica com aquele aspecto de esticada, mas o mais preocupante é que ela envelhece mais rápido que peles normais ou oleosas. Mas por que algumas pessoas têm tendencia a ter pele seca? Quais são as orientações para tratar peles secas e quais são os maiores erros que pessoas com esse tipo de pele podem cometer?

causas-para-uma-pele-ressecada.jpg

O que Causa o Ressecamento da Pele?

A pele seca se caracteriza por produzir menos sebo do que o necessário para manter a pele saudável. A consequência disso é a falta de lipídios – componentes de oleosidade essenciais para reter e manter a hidratação na pele – assim como a falta de proteção adequada contra agressores externos. Quando a camada protetora de lipídios está danificada, a hidratação escapa da pele em um nível alarmante.

O interessante é que raramente alguém nasce com a pele seca. A causa mais comum da pele seca é a exposição demasiada aos agressores externos (ar seco/frio/quente, raios UV), seguido de manter uma rotina errada de skincare e usar certas medicações (se aplica geralmente a diuréticos responsáveis por balancear a pressão sanguínea e por consequência desregular a hidratação da pele. Essa condição da pele também pode ser um sinal da menopausa – um período da vida humana em que a atividade das glândulas sebáceas diminui e quando a camada protetora da pele é menos efetiva em manter a hidratação.

Obviamente, também pode acontecer de a pele seca ser de origem genética – principalmente em pessoas com a pele mais clara. E por último, essa condição da pele pode ser ocasionada por enfermidades ou até mesmo hormônios, especialmente em caso de gravidez.

Tipos de Pele Seca

Há dois tipos de divisão. De acordo com uma delas, nós temos pele seca, extremamente seca e pele seca/sensível. A pele seca tem o aspecto esticado e áspero, a pele extremamente seca chega a ser endurecida, coça e descama. O tipo sensível de pele seca tem uma característica adicional que é ter nervos sensoriais hiper reativos na epiderme, e também pode acontecer de que ingredientes dos mais variados a deixem irritada.

Já a outra divisão consiste em peles desprovidas de lipídios e peles ressecadas. Enquanto a primeira surge como consequência da redução de sebo, a última tem sua causa em transtornos do suor e falta de hidratação natural da pele.

Como Cuidar da Pele Ressecada 

Cremes hidratantes e ricos em lipídios são dois produtos essenciais para o cuidado com a pele. Um creme hidratante compensa o número insuficiente de agentes hidratantes na pele. Esse produto entrega e mantém a hidratação na pele. Cremes ricos em lipídios, como o próprio nome já diz, são responsáveis por repor os lipídios da pele e prevenir a perda de água.

A rotina de skincare da manhã para uma pele seca deve incluir um hidratante destinado a pele ressecada. Ele entrega água para a pele e cria uma proteção contra a desidratação causada pela exposição ao sol (SPF 15). O creme noturno para pele seca serve para tratar a falta de lipídios, reparar e nutrir a pele. Os melhores efeitos são proporcionados por cremes enriquecidos e formulados com ceramidas, óleos vegetais, ureia e emolientes.

Você deve ter em mente que peles secas não devem ser expostas a cosméticos à base de álcool porque eles contribuem para o ressecamento, geralmente deixando a pele irritada. Você deve sempre preferir produtos como leites de limpeza, emulsões e tônicos que sejam destinados à pele seca, é claro. Usar água micelar geralmente também não causa nenhum efeito adverso. A sugestão é que uma vez por semana você realize um tratamento de esfoliação somente com peelings enzimáticos, que devem ser seguidos por máscaras faciais hidratantes ou nutritivas.

Maus Hábitos Mais Comuns da Skincare

Existe uma infinidade de produtos de skincare e tratamentos que pioram a situação da pele, causando ainda mais danos e por isso devem ser eliminados completamente de sua rotina. São eles:

  • peelings mecânicos (a interferência deles na pele é muito grande),
  • lavar o rosto com água com cloro (resseca e irrita a pele),
  • lavar o rosto com sabonete (resseca e irrita a pele, assim como remove o pouco sebo que a pele produz, que por si só já é insuficiente),
  • esfregar a pele enquanto seca com a toalha (retira a oleosidade natural da pele),
  • usar água termal (geralmente contribui para o ressecamento).