Belo rosto, Sobre cosméticos

A História do Batom – 100 Anos de Maquiagem nos Lábios

Você sabia que o batom é suficiente para que você se sinta bonita e feminina? A maquiagem nos lábios já era conhecida há algumas centenas de anos atrás, mas seu poder só começou a ser apreciado no começo do século 20. Quem foi a primeira a usar um batom vermelho profundo? Que cores eram e são as mais populares? E o que mudou em 100 anos? Saiba a história do batom.

batom.jpg

Pouco mais de 100 anos atrás, as mulheres usavam batons em tons de rosa claro. Depois, no ano 1925, algumas cores mais escuras dominavam, como: marrom, ameixa ou cereja. Logo depois desse período, os lábios matte se tornaram populares e então – o vermelho intenso e vermelho alaranjado. Na metade do século 20, Marilyn Monroe popularizou outra tendência. A atriz usava batom na cor vermelho escuro. Nos anos 60, a maior tendência era o batom nas cores… branco e bege. O final dos anos 80 foi o verdadeiro pico de cosméticos de maquiagem cintilantes e de cores vivas. Enquanto isso, o aumento aparente dos lábios e o uso do delineador para lábios se tornou especialmente popular na chamada era disco. Porém, o mercado atual de produtos para os lábios é dominado pelos kits labiais de Kylie Jenner. Você sabia que você também pode fazer maquiagem nos olhos e rosto com os produtos dela?

No começo do século 21, o CEO da Estee Lauder pronunciou a frase “efeitos de batom”. O que isso significa? Entre os séculos 20 e 21, durante a crise econômica, foi registrado um aumento de 4% nas vendas de batom e diminuição na venda de itens de luxo como: móveis, roupas ou imóveis. Isso se traduz de duas formas. Em primeiro lugar: durante a crise, as mulheres querem ficar mais atraentes e atrair o sexo oposto que possa assegurar prosperidade a elas. Em segundo lugar: nos tempos difíceis, as mulheres só querem ficar mais bonitas. O batom também se tornou um símbolo de feminismo e liberação. O batom vermelho em especial era utsado por mulheres como uma expressão da rebelião contra os padrões sociais e religiosos que existiam no começo do século 20. Além disso, o batom era um sinal de afiliação com a subcultura específica.

Hoje em dia, o batom é mais utilizado para a finalização da maquiagem ou substituí-la. Usamos este cosmético com mais frequência do que qualquer outro produto de maquiagem. Além disso, costumamos consertar a maquiagem nos lábios depois do jantar, antes de uma reunião de negócios ou apenas durante o dia. O batom nos acompanha em todos os lugares: no trabalho, nas férias ou na viagem.