Você é uma adolescente e seu rosto está mostrando os sinais da adolescência? As primeiras espinhas arruinam o seu dia? Seu rosto brilha, mesmo após aplicar várias camadas de pó matificante? Os melhores cosméticos não conseguem lidar com as manchas? Mesmo a ajuda da sua melhor amiga é ineficaz? Não é preciso pânico, apenas reúna forças e experimente as seguintes dicas e truques.
Primeiro de tudo, higiene.
Você acredita que a acne aparece quando sua pele tem contato com itens sujos? Por exemplo, seu próprio telefone celular, lençóis, edredons, fronhas, toalhas, até roupas. Estes são os lugares onde as bactérias prejudiciais e impurezas normalmente se acumulam. Se você não cuidar direito da limpeza dos seus arredores, a acne é garantida. O que fazer para evitá-la? Limpe a tela do seu celular sempre que possível, troque as fronhas e edredons regularmente, lave suas toalhas e passe suas roupas (a alta temperatura mata bactérias e ácaros). Por que a limpeza e a higiene são tão importantes? No telefone e entre as fibras das roupas e lençóis, todos os cosméticos que você usa para a sua maquiagem, assim como o sebo, as células mortas e a poeira, se acumulam. Portanto, tais impurezas entopem os poros, causam acne e pele oleosa.
Em segundo lugar, cosméticos.
Pode acontecer de os cosméticos que você usa todos os dias também contriburem para a aparência de problemas na pele. Alguns dos produtos podem ter efeitos comedogênicos, entupindo os poros e piorando a condição da pele. Estamos falando de bases pesadas, blushes em creme, óleos espessos, manteigas cosméticas, extratos de alga e aloe vera. Além disso, às vezes até espumas de banho perfumadas e oleosas podem causar acne. Se você perceber mais espinhas na linha do cabelo, misture seu shampoo com água ou troque de condicionador.
Em terceiro lugar, tratamento.
Para superar a acne, você deve usar cosméticos feitos especialmente para o tipo de pele sensível e alérgico. Eles são delicados e ao mesmo tempo muito eficazes. Uma boa solução são águas micelares, géis delicados e emulsões. Além disso, você pode querer considerar utilizar esfoliantes enzimáticos. Vale a pena lembrar de usar produtos que contenham argila verde ou ácidos. Porém, tenha em mente que se o seu problema continuar e não for embora após experimentar estes métodos, provavelmente uma visita ao dermatologista é inevitável. O médico ajudará a escolher os produtos certos e receitará pomadas, géis ou pílulas especiais.