Pele, Sobre cosméticos

A ovelha negra dos cosméticos. Substâncias prejudiciais nos produtos de beleza.

Você verifica frequentemente os ingredientes de um cosmético enquanto está comprando? Ou talvez, tentada pelas promessas e, na maioria dos casos, pelo preço baixo, você simplesmente coloca o produto na cesta e vai pagar? Hoje em dia, as mulheres estão ficando mais conscientes do fato de que a palavra “cosmético” nem sempre significa “condicionamento, cuidado e saúde”. Às vezes, é apenas “beleza a qualquer custo”…mas qual é o custo, exatamente? Hoje, estamos escrevendo sobre os produtos mais devastadores utilizados em cosméticos. Definitivamente, você não deve levá-los para casa!

subst-acirc-ncias-prejudicias-em-cosm-eacute-ticos.jpg

  1. SLS (lauril sulfato de sódio)- detergente sintético muito potente, ele é incluído não apenas em muitos cosméticos como gel de banho ou shampoo, mas também em produtos de limpeza. Em produtos, ele tem o papel de fazer espuma – ele faz com que o cosmético espume mais facilmente e melhor no nosso cabelo e na nossa pele. O SLS resseca demais a pele e perturba a liberação de componentes benéficos para o nosso cabelo e pele (limita a secreção de óleo, gordura e suor). Ele normalmente causa erupções, coceira intensa, reações alérgicas e irritações da pele. A Medical University of George realizou uma pesquisa detalhada sobre o SLS, que demonstrou que ele entra no nosso organismo e se deposita em nossos tecidos, obstruindo-os e impedindo que boas substâncias penetrem na nossa pele.
  2. Parabenos – fazem com que o cosmético dure mais, mas infelizmente não traz algo de positivo para as nossas vidas. Utilizá-los por um longo tempo pode levar a coceiras, irritações e perturbação do funcionamento dos nossos hormônios. Parabenos também são adicionados a produtos para crianças (o que é mais assustador ainda!). Tente evitá-los. Você pode encontrá-los em antitranspirantes (eles inibem o desenvolvimento de bactérias e fungos), loções corporais e óleos.
  3. Óleos minerais – seus nome soam lindos e quase todas as mulheres pensam que “mineral” significa um produto natural e seguro para o nosso organismo. Enquanto isso, esses óleos não são nada além de subprodutos da destilação de óleo não refinado. Os resultados a longo prazo do uso? Poros entupidos, processos naturais da regeneração da pele desequilibrados (por exemplo, mais tecido adiposo se deposita na pele) e processos de regeneração da derme são inibidos. Eles são mais frequentemente incluídos em cremes e removedores de maquiagem.
  4. BHA (Butilhidroxianisol) e BHT (Butilhidroxitolueno), utilizados em cremes faciais, bases, rímeis, bálsamos e em quaisquer outros cosméticos que exigem uma data de validade consideravelmente longa. A Agência Internacional de Pesquisa de Câncer alerta contra eles, alegando que os dois preservativos podem ter um efeito prejudicial na nossa fertilidade, equilíbrio hormonal e até desencadear asma.

Apesar dos cosméticos conterem apenas uma pequena porcentagem dessas substâncias, nós intensificamos sua função utilizando-os em todos os produtos de cuidado e limpeza. É por isso que, às vezes, vale a pena escolher ao menos alguns produtos sem essas substâncias ardilosas.