Belo rosto

As Olheiras e a Pele do Contorno dos Olhos Crescem com o Envelhecimento

As olheiras e as rugas ao redor dos olhos, comumente chamadas de rugas ‘de galinha’ ou ‘olheiras’, são sinais de envelhecimento comuns. Embora as olheiras e rugas possam ser hereditárias em certa medida, elas também são um resultado das exposições contínuas ao sol, às toxinas, à poluição, ao estresse, à falta de sono e à má circulação de sangue. É importante reconhecer e entender as etapas do processo de envelhecimento da pele que ocorre em volta dos olhos a fim de tomar medidas preventivas para retardar o envelhecimento e desenvolver uma rotina de cuidados para melhorar a qualidade da pele.

As Mudanças nas Olheiras ao longo do Tempo

Embora possa variar para diferentes tipos de pessoas, a pele ao redor dos olhos normalmente apresenta perdas progressivas de elasticidade, volume, firmeza e suavidade ao longo dos anos. Envelhecimento precoce da pele pode ocorrer entre os 30 e 40 anos, quando a produção de colágeno e elastina (uma proteína que mantém a elasticidade da pele) começa a diminuir. Por conta disso, a pele começa a ficar mais fina, flácida, macia e vulnerável. Pode haver também a formação de linhas finas e rugas na pele, perda de volume e contorno dos olhos e aumento da produção de pigmento, que nos resulta em manchas ou olheiras.

Causas sob o Contorno dos Olhos

Ao longo do tempo, as rugas ao redor dos olhos tendem a se profundizar, principalmente quando incorporadas aos movimentos expressivos do rosto. As pessoas com os olhos setomáticos, ou seja, aquelas que riem ou franzem a testa muito vezes tendem a desenvolver mais rugas ao redor dos olhos. O movimento constante da pele também causa a flacidez da área. Na verdade, evidentemente linhas e linhas profundas surgem de padrões constantes de plissement e contração facial. Outra causa frequente de rugas e coloração escura, conhecidas como olheiras podem ser atribuídas hábitos inadequados, como dormir muito pouco ou olhar por muito tempo na luz de computador. A exposição ao sol sem um fator de proteção adequado, também é um fator importante que contribui para o envelhecimento precoce da pele. O tabagismo também parece agravar o envelhecimento da pele pela sua ação nociva na circulação sanguínea e na produção de colágeno.

Como tratar as Rugas ao Redor dos Olhos?

Na maioria dos casos, o tratamento para amenizar as rugas ao redor dos olhos é cirúrgico. Aliado a isso, há também ótimos tratamentos não cirúrgicos que podem ajudar a melhorar a aparência da pele. Aplicações tópicas ou uso de loções cosméticas que contenham antioxidantes, ingredientes nutritivos e lubrificantes também podem melhorar significativamente o tom e a textura da pele para proteger a pele das radiações nocivas do sol. As rugas mais profundas podem ser preenchidas com a aplicação de preenchedores inorgânicos como o ácido hialurônico, além de ser possível fazer tratamentos com laser para eliminar o excesso de pigmentação e remover células mortas.

Outras Medidas para Evitar a Degradação do Contorno dos Olhos

Aplicar diariamente creme hidratante e facial que contenham ingredientes nutritivos naturais também ajuda a melhorar a aparência geral da pele. Aplicar com cuidado e suavemente um creme nutritivo ao redor dos olhos antes de dormir também é uma boa tática para ajudar a pele a se manter hidratada e protegê-la dos raios solares. Evitar fumar e a exposição ao sol sem proteção adequada também ajuda a manter a pele saudável. O uso de cosméticos que contenham produtos químicos pode também contribuir para o envelhecimento precoce da pele, por isso, é importante evitar produtos que contenham ácidos, cremes clareadores, fragrâncias e produtos contendo álcool. Além disso, o estresse mental e físico também deve ser evitado, pois ele também contribui para a degradação da pele.

Prevenção e Proteção são as Melhores Medidas

Por último, mas não menos importante, a melhor maneira de se prevenir o envelhecimento da pele ao redor dos olhos é realizando uma rotina de cuidados regular. Isso inclui usar produtos que são adequados para a pele sensível ao redor dos olhos e usar bloqueador solar fator 50 ou superior, assim como evitar a exposição ao sol, se possível. O mais importante a se lembrar é que, apesar de todas as mudanças na pele ao redor dos olhos com a idade, essas mudanças podem ser controladas com produtos certos e hábitos saudáveis. Certas mudanças na dieta, em conjunto com a forma certa de cuidar da pele, também podem ajudar a amenizar os efeitos do envelhecimento precoce. Portanto, o melhor é não exagerar na exposição ao sol, adotar hábitos saudáveis e não se esquecer de tirar algum tempo durante o dia para cuidar da pele.